O governador Beto Richa sancionou, ontem (22), a Lei nº 17280/12, que aprova a recomposição salarial dos docentes das universidades paranaenses. Os salários serão reajustados em 31,73% (nível inicial). O aumento virá em quatro parcelas de 7,14%, nos meses de outubro de 2012, 2013, 2014 e 2015.

Ao sancionar a lei, após aprovação da Assembleia Legislativa, o governador Beto Richa destacou não haver necessidade de preocupação dos servidores quanto ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo. O reajuste, a ser implantado em outubro próximo, será realizado com a responsabilidade da manutenção dos limites de gasto com pessoal, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, a valorização dos docentes das universidades estaduais “trata-se, em última análise, de conquista de toda sociedade paranaense com a afirmação dos propósitos do Governo de manter um diálogo franco e aberto com toda coletividade. A proposta ora transformada em lei foi construída com a participação da SETI e da SEAP, da APIESP e dos diversos sindicatos que representam a categoria docente”.

Em informe dirigido aos docentes, nesta quarta-feira (22), Aldo Bona salienta que a tramitação da matéria envolveu intensa articulação política e administrativa do governador, do vice-governador e da Assembleia Legislativa, juntamente com todos os dirigentes institucionais e a categoria docente. “É, portanto, uma vitória do diálogo que não permite minimizar o papel de nenhum dos atores envolvidos. Da mesma forma, não permite personalizar uma conquista que é de todos e que mostra a importância do bom senso na condução das demandas das IES”.

A Apiesp agradece ao Governo pela abertura ao diálogo e pelo acolhimento da demanda apresentada, assim como também agradece e parabeniza a todos os atores desta conquista. Além de Bona, assinaram o Informe enviado aos professores a vice-presidente da Apiesp e reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno; a reitora em exercício da UEM, Neusa Altoé; dos reitores João Carlos Gomes (UEPG), Paulo Sérgio Wolff (Unicentro), Eduardo Meneghel Rando (UENP); do vice-reitor Marco Aurélio Visintin (Unespar); e do representante da Unespar, Mauro Stival.