O câmpus da UEM de Umuarama (CAU) promove, em 18 de agosto, Dia de Campo sobre Produção de Leite a Pasto, em Xambrê, a 23 quilômetros da cidade. No encontro, produtores rurais e estudantes e profissionais da área agrícola, conhecerão, entre outros assuntos, os resultados obtidos nos manejos de pasto e de animais leiteiros, em 2010, na Fazenda Santa Terezinha. O evento é da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários do CAU.

A fazenda que sediará o dia de campo tinha pastagens degradadas e apenas um animal por alqueire, quando o trabalho começou, em outubro de 2010, conta o zootecnista Max Emerson Rickli. Seu dono não tinha capital para reverter a situação.  

Hoje, depois de intenso trabalho de recuperação de pastagens, um alqueire abriga quase sete animais, mesmo no inverno. Nessa época, o pasto é sobressemeado com aveia, ensina o zootecnista. No local, uma vaca chega a produzir 15 litros de leite por dia. “Agora temos a viabilidade de diferentes adubações, com ou sem irrigação da pastagem, durante 12 meses”, diz o zootecnista.

Informações pelos telefones (44) 3261-9447 e 8444-3001.