O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho, inaugurou, nesta quinta-feira, dia 14, a revitalização do Complexo de Apoio ao Departamento de Odontologia. Foram reformados cinco blocos do antigo Núcleo de Psicologia Aplicada, anexos ao DOD, num total de 500 m². São eles os blocos S-01, S-02, S-12, S-14 e S-15. Eles foram transformados em salas de aula, de reunião, de permanência de professores e laboratórios de pesquisa e de extensão do DOD. Os recursos foram provenientes de cursos de especialização ofertados pelo DOD e de pesquisadores do departamento, além de material cedido pela Prefeitura do Câmpus.

Durante a solenidade, a chefe do DOD, Mirian Marubayashi Hidalgo, destacou que a data era um dia de muita alegria e ansiosamente aguardado. Lembrou que, há muito tempo, o número de alunos da graduação dobrou, foi criado o mestrado e aumentou a quantidade de projetos de pesquisa, ensino e extensão do departamento, compartilhando a mesma estrutura física e número de funcionários. Com a ampliação do espaço físico, disse que vislumbrava uma melhor acomodação de todos. Ressaltou que isso era motivo de comemoração e que a conquista era fruto do esforço conjunto e de muita negociação. Com o deslocamento de algumas atividades para o novo espaço, o prédio da Clínica Odontológica poderá ampliar suas atividades fins.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde, Terezinha Estivalet Svidzinski, agradeceu a todos pelo apoio para concretização do novo espaço. Elogiou o Departamento de Odontologia, um dos grandes orgulhos do CCS. Lembrou que o curso de Odontologia nasceu no antigo Departamento de Análises Clínicas, dividindo um espaço de 50 m², e que, em um período curto, apresenta tantas conquistas, graças ao grupo que trabalha muito e sem alarde. Destacou ainda os projetos sociais e o envolvimento com a sociedade desenvolvidos no setor, cumprindo com maestria as atividades.

O reitor Júlio Santiago Prates Filho ressaltou que era dia de celebração, comemoração e alegria. Citando que embora não exista um modelo ideal de universidade, comentou que o espírito coletivo e o espírito institucional fazem a diferença. Recordou que coordenou os interesses dos Departamentos de Psicologia e de Odontologia para que o espaço servisse ao DOD. Disse que o papel da Universidade é formar recursos humanos, líderes e gestores que possam atuar para o progresso e o desenvolvimento regional, estadual e da nação, buscando o bem-estar da sociedade. Ressaltou que, nesses aspectos, a UEM é referência. É uma das melhores do País e reconhecida internacionalmente, com contribuição do DOD.

Participaram do descerramento da placa o reitor Julio Santiago Prates Filho, os professores Svidzinski, Hidalgo, André Gasparetto (primeiro presidente do Centro Acadêmico de Odontologia) e Marina Calvo Fracasso (chefe eleita do DOD), a acadêmica Camila Fracalossi (PET Odonto) e o servidor Elias Raimundo Pereira.