Ônibus do CTA em frente à biblioteca da UEM

Uma picadinha no dedo e quinze minutos depois o resultado do teste de HIV/AIDS está pronto. O exame rápido foi feito por 83 pessoas hoje (13), em frente à Biblioteca Central, como parte da campanha “UEM na Luta Contra a AIDS”. O ônibus da prefeitura, onde o sangue é colhido e analisado, chamou a atenção dos jovens universitários, público alvo da ação. “A AIDS tem aumentado nessa faixa etária”, analisa Ione Takaki, coordenadora do projeto Universidaids.

Quem passava por perto levava alguns preservativos, oferecidos grat ui tamente. A dúvida mais comum  é quanto à diferença de tamanho do tipo masculino, disponíveis nas medidas 49 e 52 milímetros. Escolher o modelo adequado, avisa a coordena dora, pode trazer mais conforto e segurança durante a relação sexual. Anualmente, a campanha do Universidaids distribui cerca de duas mil camisinhas. O modelo fem inino, ainda pouco us ado, também é alvo de curiosidade.

Antes do teste, é preciso cadastrar-se e apresentar um documento com foto. Em seguida, o paciente bate um papo com uma enfermeira do Centro de T estagem e Aconselhamento (CTA), ligado à Policlínica Zona Sul, que atende pelo SUS. A conversa é sobre formas de transmissão e cuidados de prevenção. Se o resultado for positivo, a equipe está pronta para orientar o paciente. Tratamento e remédios estão disponíveis no ambulatório.

O CTA faz exames de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 17h30. Há testes rápidos para HIV e convencionais para HIV, sífilis e hepatite B e C.

O Ambulatório Zona Sul fica entre as ruas Tabaetê e Assunção. Informações pelos telefones (44) 3293-8334 e 8335.