Fotos: Ivan Amorin

Durante a III Semana Ambiental da Universidade Estadual de Maringá, realizada de 3 a 6 deste mês, foi apresentada a proposta de política ambiental da UEM a ser regulamentada e aprovada por resolução. O documento elaborado por uma comissão foi entregue ao reitor Júlio Santiago Prates Filho no dia 6. Prates Filho lembrou que a elaboração de um trabalho na área ambiental era um sonho desde a época em que era candidato a reitor. Disse que, na época, conversou com o professor Marino Elígio Gonçalves sobre a intenção de criar uma assessoria ambiental e que Gonçalves sugeriu que primeiro era mais importante elaborar e implantar uma política ambiental.

O reitor salientou que é essencial a busca da sustentabilidade ambiental na UEM e que o trabalho que norteou a formulação da proposta também ajuda a conscientizar e formar estudantes cidadãos e socialmente compromissados. Prates Filho prometeu encaminhar a proposta para o Conselho Universitário e elogiou a comissão que a elaborou, destacando o compromisso, a ética e a disposição de Gonçalves frente ao projeto.

Gonçalves, presidente da comissão, explicou sobre os trabalhos da equipe e o documento, agradeceu a todos que colaboraram com sua elaboração. Para o professor, a iniciativa da UEM contribuirá para a sustentabilidade da Universidade e será exemplo para o Paraná, o Brasil e o mundo. Segundo Gonçalves, é preciso se preocupar com o ambiente em que trabalhamos, aprendemos e geramos conhecimento.

No documento, estão contidas propostas e ações levantadas por 12 câmaras técnicas, cada uma em área específica. São elas, a Normativa, a de Resíduos Biológicos, Resíduos Químicos, Resíduos Sólidos Comuns, de Gestão de Resíduos Radiológicos, de Educação Ambiental, de Edificações e Sistemas Sustentáveis, de Compras Ecoeficientes, de Uso e Manejo Racional de Recursos Naturais, de Patrimônio Histórico, Cultural e Áreas de Lazer, de Qualidade Ambiental e de Reuso de Água.

O evento contou com uma programação variada, desde um abraço simbólico ao Parque do Ingá, passando Trilha Ecológica, até palestras, exibição de filme e exposição de ações e atividades ambientais e sustentáveis desenvolvidas na UEM. Foram também coletados materiais recicláveis eletroeletrônicos em frente ao Restaurante Universitário, em parceria com o Rotaract Club Maringá Cidade Canção.