A III Semana Ambiental da Universidade Estadual de Maringá começou um abraço ao Parque do Ingá no domingo de manhã, dia 3. Participaram a comunidade universitária, a comunidade em geral e o Grupo de Desbravadores Gavião Real. Para o coordenador do evento, professor Marino Elígio Gonçalves, a atividade teve uma participação positiva e foi emocionante, além de ser um momento de reflexão e de se conectar com a natureza. "Simbolizou o cuidado que devemos ter com toda a natureza, principalmente diante de sua importância para a vida em todas as suas formas". Durante a concentração, houve momentos de conscientização da população sobre o meio ambiente e sustentabilidade e orientação sobre a boa prática de exercícios físicos.

Nesta segunda-feira, dia 4, às 17 horas, no Bloco H-12, haverá a exibição do filme Lixo Extraordinário, seguido de debate (evento Sabor Ambiente – Biologia/Artes Visuais). Às 19h30, no Dacese, ocorre a solenidade de abertura, seguida de palestras: Instituições de Ensino Superior enquanto Implementadoras de Políticas Públicas Ambientais, que será proferida pelo professor Sílvio Fazolli; e Potencial de Reuso de Água na UEM, que será abordado Doralice Fávaro Soares.

No dia 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá mostra de atividades e iniciativas sustentáveis desenvolvidas pela UEM, a partir das 9 horas, em frente ao RU. A partir das 14 horas, haverá concentração no RU para a Catada Ecológica, uma ação de conscientização sobre a necessidade de cuidar do ambiente com a destinação adequada do lixo.

O ápice do evento é a solenidade de apresentação da proposta de política ambiental da UEM a ser regulamentada e aprovada por resolução. A proposta elaborada por uma comissão será entregue ao reitor Júlio Santiago Prates Filho e aos integrantes dos conselhos superiores da UEM no dia 6, às 19h30, no Dacese. Ainda nesse dia, às 14h30, está programada a Trilha Ecológica Sensibilização Ambiental No Córrego Mandacaru. A concentração será em frente ao RU.

Até quarta-feira, dia 6, está programada uma coleta solidária de materiais recicláveis eletroeletrônicos em frente ao Restaurante Universitário, em parceria com o Rotaract Club Maringá Cidade Canção.