O serviço de atendimento a vítimas de violência sexual do Hospital Universitário de Maringá (HUM) foi destaque de encontro de qualificação de profissionais da área, no último dia 18. A assistente social Miriam Fernandes Martins (foto) ministrou palestra sobre o serviço, referência na cidade, no seminário “Escuta Profissional Qualificada”. O evento, no Cesumar, reuniu alunos e profissionais da assistência social. O próximo encontro  será em 1º de junho.

No ano passado, 31 pacientes deram entrada no HUM por esse motivo. Entre as crianças, a violência parte de conhecidos ou familiares. “O mais comum é que seja alguém em quem ela confia”, diz Miriam Martins.

Os atendimentos são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, se graves, podem durar até um ano. Nesse caso, há atendimento clínico e psicológico, nas unidades básicas de saúde. A maioria das vítimas é enviada por conselhos tutelares e delegacias de polícia. Os casos mais graves são atendidos no ambulatório 24 horas. Na equipe, estão três assistentes sociais, cinco médicos, três enfermeiros e um psicólogo.

O seminário é promovido pela 3ª Promotoria de Justiça de Maringá, Núcleo de Serviço Social de Maringá e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Paraná, com apoio da UEM.

O próximo e último encontro será em 1º de junho, no auditório do Bloco 6 do Cesumar (Avenida Guedner, 1610, Jardim Aclimação). Informações pelo telefone (44) 3226-0484.