A Universidade Estadual de Maringá (UEM) levará conscientização e serviços de auxílio ao combate ao fumo a Mandaguari, no próximo domingo (27), durante as comemorações do aniversário da cidade. A “Feira de Saúde”, na Praça da Independência, terá orientações para melhorar a saúde bucal, testes de glicemia, aferição da pressão arterial, e atividades físicas para adultos e crianças. A ação é parte do “Projeto Tabagismo” e será simultânea à “7ª Corrida Rústica de Mandaguari”.

O projeto é desenvolvido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), da UEM,  e Lions Clube, desde 2005. Com a ajuda, é mais fácil abandonar o vício. Segundo o coordenador do programa, professor Celso Conegero, dos que tem apoio para deixar o cigarro, entre 25% e 90% conseguem. Dos que tentam sozinhos, só 3% chegam lá. “Sozinho é muito mais difícil”, compara o professor.

Nessa guerra é preciso mexer-se. A atividade física, diz ele, pode substituir o prazer obtido pelo fumante. Ela libera endorfina, substância química responsável pela sensação de bem-estar. Por isso, um dos remédios contra o cigarro é correr. Em Maringá, a maratona anual é organizada pelo projeto em 26 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo.

A prevenção é voltada às crianças, explica Conegero. O grupo coordenado por ele, por exemplo, capacitou 15 professores da rede pública de ensino de Mandaguari para promover um concurso de frases entre os estudantes. As mensagens de incentivo aos que tentam parar de fumar estarão em faixas, durante a maratona.

Os serviços da “Feira de Saúde” estarão disponíveis no dia 27, das 15h às 18h, na Praça da Independência. As inscrições para a “7ª Corrida Rústica de Mandaguari”, no dia 27, devem ser feitas no site www.mandaguari.pr.gov.br. Serão distribuídos cerca de R$ 6 mil para os vencedores em 14 categorias, segundo a prefeitura da cidade.