Um dispositivo inédito, resultado da pesquisa do professor doutor Jesuí Vergilio Visentainer, promete simplificar a análise de componentes químicos de diferentes matrizes. Professor do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá, o equipamento é o resultado de um estudo de pós-doutorado, que Visentainer realizou na Universidade Estadual de Campinas,sob orientação do professor doutor Marcos Nogueira Eberlin. O trabalho é capa do último número da revista Analyst, uma importante publicação internacional na área de química.

Visentainer explica que o equipamento é uma versão simplificada e portátil, constituindo uma fonte de ionização e dessorção de amostras para a análise por espectrometria de massas ou outros métodos que envolvam a aplicação de amostras via spray. Ele elimina a necessidade de cilindros de gás de laboratório, reguladores e acessórios de grande porte, o que lhe garante versatilidade e economia, ideal para o uso de espectrômetros de massas comerciais e portáteis.

A aplicação do invento é grande. O pesquisador cita, por exemplo, que ele pode ser usado em competições esportivas para a realização de exame antidoping, agilizando o resultado de maneira muito prática. O material analisado é recolhido através do equipamento e pulverizado, por exemplo, num espectrômetro portátil. Em cerca de 30 minutos o exame está pronto.

O dispositivo é bem simples, inclui uma lata de spray, um tubo de silicone do tipo usado em hospitais como mangueira para soro, uma agulha injetável e um capilar de coluna cromatográfica (foto abaixo). Em fevereiro deste ano, foi realizado um depósito de patente do equipamento, parceria entre a Unicamp e a UEM, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O pedido foi protocolado sob o nome comercial 57_Venturi. E, segundo o professor da UEM, já há empresas interessadas em produzi-lo.