O vídeo documentário Violência – expressão da desigualdade social, que discute o fenômeno da interiorização da violência no Brasil, foi uma das produções escolhidas, entre os 456 trabalhos inscritos, no 9° Festival de Cinema de Maringá.

O trabalho, realizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, é resultado da pesquisa Uma Análise da Relação entre Segregação Socioespacial e Violência Urbana na Área Conurbada da região metropolitana de Maringá, realizada com apoio da Fundação Araucária, desenvolvida entre maio de 2009 e abril de 2011, vinculada ao projeto do INCT/CNPq: Organização Social do Território e Criminalidade Violenta, que tem a coordenação da professora Ana Lúcia Rodrigues. 

O vídeo documentário Violência – expressão da desigualdade social foi dirigido por João Rodrigues Peralta, com roteiro da jornalista Juliana Daibert, locução da jornalista e professora Ana Paula Machado Velho, e edição da RPS Produtora.
O vídeo foi apresentado ao público, inicialmente, no II Seminário Violência Urbana nas Áreas Metropolitanas Brasileiras, realizado em 2011, em Maringá, no câmpus da UEM.