Tamires Freitas, Fernanda Paz e Gabriela PetrucciO curta Os filhos de Jeca, produzido por estudantes do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi selecionado entre os 456 trabalhos inscritos no 9° Festival de Cinema de Maringá. Das 69 obras escolhidas, apenas duas produções são locais.

O filme é resultado final da disciplina de Cinema do curso. Trata-se de um documentário que aborda um pouco a história dos antigos cinemas de rua de Maringá em contraponto com os cinemas de shopping.

Sobre o título Os filhos de Jeca, as acadêmicas dizem que a referência é o filme Jeca Tatu, de Mazaroppi e que a inspiração veio pelo saudosismo expresso pelos entrevistados, muitos grandes fãs desse memorável ator e cineasta brasileiro.

Em uma feliz coincidência, esta edição do Festival de Cinema irá homenagear justamente Amácio Mazaroppi, que este ano completaria 100 anos de idade.

O curta das alunas da UEM será exibido durante o festival que ocorrerá de 4 a 11 de junho. A produção independente teve direção e edição de Fernanda Eda Paz Leite e Tamires Belluzzi Freitas. Karina de Azevedo foi a diretora de edição e produtora junto com Patrícia Adrian; Gabriela Petrucci assina o roteiro e a direção de som.

As acadêmicas comemoram a seleção do trabalho e a oportunidade de dar maior visibilidade a ele. “O Festival de Cinema de Maringá é um espaço importante para a divulgação de produções independentes”, dizem, expressando o desejo de que o cinema em Maringá, em todas as suas formas, seja mais valorizado e as produções maringaenses continuem crescendo.

O Festival de Cinema ainda não tem local e programação definidos, para mais informações acesse o site do evento: www.festcinemaringa.com.br.