O vice-governador e secretário de Estado da Educação do Paraná, Flávio Arns, presidiu, nesta terça-feira (8), no Auditório do PDE, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma Reunião dos Secretários Municipais de Educação. Estes são titulares dos municípios cujos professores concluintes do Programa de Capacitação da Vizivali frequentam o curso de Licenciatura em Pedagogia na UEM. Participaram também os chefes dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná, diretores das secretarias de educação e a coordenação do curso de Licenciatura em Pedagogia afeto à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os convidados foram recebidos pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, pela pró-reitora de Ensino, Ednéia Regina Rossi, e pela diretora do Núcleo de Educação a Distância, Maria Luisa Furlan Costa. Estes formaram a mesa diretora da reunião, ao lado de Arns e outras autoridades estaduais e da UEM.

O evento teve como foco discutir as dificuldades vivenciadas pelos professores concluintes do Programa de Formação de Docentes para os anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), que realizam o Curso de Pedagogia, ofertado em caráter especial pela UEM. A idéia foi propor os encaminhamentos necessários a serem realizados pelo conjunto de gestores da Educação do Paraná, a UEM e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PR), a fim de que os objetivos sejam efetivamente alcançados.

Foram considerados, também, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto n.º 6.755/2009), seus desafios e as ações integradas entre a União, os estados e os municípios; o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente, sua composição, função e objetivos; a formulação e consolidação de uma política permanente de qualificação docente com ações integradas; a organização do Seminário Estadual sobre a formação docente, objetivando conhecer a dimensão das demandas do Sistema Educacional Estadual e Municipal e a atuação de cada Universidade Pública do Estado, no que se refere à qualificação de professores; e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor, suas demandas e ofertas.

Parceria – O reitor Julio Santiago Prates Filho disse que a capacitação dos professores é uma das formas de retribuição da UEM à comunidade. “Além de educar e formar, a UEM também contribui com o progresso e o desenvolvimento da sociedade. Para isso, contamos com o apoio do governo do Estado, que repassa os recursos necessários à implementação das nossas ações. E quanto mais produtivos somos na universidade, mas a população ganha. Um exemplo é essa capacitação de professores, que vai permitir a estes profissionais conquistarem um diploma e novas oportunidades de trabalho”, completa Prates Filho.

A presidente da Undime/PR e secretária de Educação de Telêmaco Borba, Claudia Maria da Cruz, disse que esta é a terceira reunião que reúne, no Paraná, Estado, municípios e universidades. Segundo ela, isso é de extrema importância para que possamos conquistar um Plano Nacional de Formação Docente e, especialmente, para formalizar a situação funcional de um grande número de professores no Estado.  “E os gestores aqui presentes podem ajudar neste processo”.

Representando do prefeito Carlos Roberto Pupim, a secretária de Educação de Maringá, Edith Dias, disse que a UEM é uma instituição pública de qualidade e que os egressos da capacitação que a Universidade está oferecendo terão orgulho de serem chamados de pedagogos e serão reconhecidos de maneira efetiva no mercado de trabalho.

Finalizando, o vice-governador e secretário estadual de Educação frisou que as discussões da tarde teriam como foco a formação de professores e pedagogos; a relação do Ensino Superior e a Educação Básica, suas perspectivas e possibilidades, tendo como pano de fundo os egressos da Visivali.

“Precisamos encontrar a melhor forma de fazer com que esses professores, capacitados para educação infantil e para lecionar nas primeiras séries do ensino fundamental, consigam adquirir a capacitação necessária para atuar. O apoio das universidades estaduais do Paraná é fundamental, mas a união de todos nós, gestores, é importante para que possamos colocar no mercado de 25 a 30 mil novos pedagogos, ampliando a qualidade da educação no nosso Estado”, completou Flávio Arns.