O Programa de Pós-Graduação e Letras da Universidade Estadual de Maringá realiza, de 13 a 15 de junho, a segunda edição do Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (Cielli), com a presença de importantes pesquisadores na área, entre eles Roger Chartier, professor da Écoles des Hautes Études en Science Sociales.

O evento será aberto no dia 13, às 14 horas, no auditório da Unifama, com duas conferências. A primeira, Literatura e cultura escrita: estabilidade das obras, mobilidade dos textos, pluralidade das leituras, será proferida por Chartier. Historiador da educação, do livro e da leitura, ele se dedica ao estudo das práticas culturais nas sociedades do Antigo Regime. Professor titular de Escrita e Cultura da Europa Moderna do Collège de France, é membro do Centro de Estudos Europeus da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras do governo francês. Também leciona na Universidade da Pensilvânia, nos EUA.

A segunda conferência da tarde (Estudos narrativos: estado da questão e a questão da personagem) será proferida por Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra, tendo ensinado como professor convidado em diversas universidades como a Universidade de Salamanca, a Universidade de Wisconsin-Madison, a Universidade de Santiago de Compostela, entre outras. Foi também reitor da Universidade Aberta de Lisboa e Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas.

O evento reunirá ainda importantes pesquisadores brasileiros e será realizado conjuntamente com o 5º Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. Além das palestras, a programação inclui 58 simpósios, 1.200 trabalhos inscritos, seis mesas-redondas e dez minicursos.

Outras informações pelo fone (44) 3011-4889, sempre no período da tarde e noite e na página do evento: www.cielli.com.br.