A psicologia do esporte é considerada uma área emergente no campo de ensino e de pesquisa em instituições de ensino superior do Brasil. A temática estará em debate na Universidade Estadual de Maringá, entre os dias 21 e 23 de junho, durante o 1º Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício.

Segundo os organizadores, o debate se dá em um momento oportuno, quando o País se prepara para sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Para subsidiar as discussões, foram convidados quatro pesquisadores internacionais reconhecidos na área de psicologia esportiva, além de importantes pesquisadores ligados a diferentes universidades brasileiras.

As atividades serão realizadas no Hotel Deville a partir das 9 horas do dia 21 de junho. A solenidade oficial de abertura do evento será às 20 horas, tendo como palestrante convidado Sidónio Serpa, doutor em Psicologia do Desporto, professor de Psicologia do Esporte na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte. O tema da palestra será Talentos e excelência no desporto.

As inscrições para o Congresso podem ser feitas pelo site www.cinpe.com.br/inscricao, a um custo, até 31 deste mês, de R$ 300,00 para estudante e R$ 350,00 para profissionais.

O evento está sob a organização do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, por meio de uma ação coordenada da linha de pesquisa Fatores psicossociais e comportamentais do movimento humano. Com apoio da Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte e do Grupo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Esporte CNPq/UEM (Pró-Esporte.