A Universidade Estadual de Maringá está realizando o XV SulPET (Encontro dos Grupos PET do Sul), com o tema Reconstruindo Identidades, desde sábado até esta segunda-feira, dia 30. Durante a solenidade de abertura do evento, que conta com cerca de 800 participantes de 19 universidades e instituições dos três Estados do Sul, a coordenadora geral, Mirian Marubayashi Hidalgo, comentou sobre o trabalho em equipe dos 13 grupos PET da UEM para organização do SulPET e apoio dos colaboradores, parceiros, patrocinadores e diversos setores da UEM. Falou também sobre os 15 anos do evento, que começou em 1998 em Santa Maria.

O presidente da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET, Álvaro Leonardi Ayala Filho, destacou a importância do programa e sua contribuição com as universidades. A pró-reitora de Ensino da UEM, Edneia Rossi, salientou o papel dos grupos PET na melhoria da graduação e a importância dada pela Instituição ao PET. O reitor Julio Santiago Prates Filho ressaltou a contribuição da UEM na formação do cidadão e a importância dada aos grupos PET. Logo após, foi proferida a palestra musicada Brasil, século XX: ao pé da letra da canção popular, por Luciana Worms (professora no Curso Dom Bosco, ex-petiana bolsista e ganhadora do Prêmio Jabuti 2003).

Nesta segunda, a programação inclui encontros por áreas e exposição de paineis, no câmpus, e assembleia no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro.