A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomendou a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, na Universidade Estadual de Maringá, para ter início ainda neste ano. A recomendação foi dada pelo Conselho Técnico Científico (CTC), da Capes, órgão do Ministério da Educação (MEC). Com este, a UEM passará a ter 34 cursos de mestrado.

O novo programa de pós-graduação envolverá professores dos departamentos de engenharia mecânica, engenharia química, além do Departamento de Física, e será vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica, do Centro de Tecnologia (CTC), da UEM.

O programa terá duas áreas de concentração: ciências térmicas e materiais; e processos de fabricação, que abrigam, cada uma, duas linhas de pesquisa: métodos computacionais em fenômenos de transporte; e análise energética de equipamentos e sistemas térmicos; e materiais metálicos e materiais não-metálicos. Conforme parecer da Capes, as áreas de concentração escolhidas têm afinidade com o parque industrial instalado na região de Maringá, que possui muitas empresas de médio e pequeno porte voltadas para o ramo metal-mecânico, de processamento de polímeros e da agroindústria, especialmente usinas de álcool e açúcar. Por causa disso, atesta o órgão do MEC, “verifica-se uma demanda crescente, não só em nível local, por pessoal qualificado e na implementação de tecnologias no que diz respeito ao processamento e caracterização de materiais de engenharia, assim como na geração e aproveitamento de energia”. Ainda de acordo com o parecer final da Capes, a proposta de criação do Programa “apresenta indicadores de compromisso institucional e infraestrutura adequada, constituída por biblioteca, acesso a recursos on-line e laboratórios”. Ainda segundo a Capes, “a dimensão do corpo docente corresponde aos parâmetros mínimos exigidos e existem indicadores de regularidade na produção científica dos professores permanentes e capacidade para a obtenção de financiamento às pesquisas”. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, o mais novo curso de mestrado acadêmico, na área de Engenharias III, deverá ter início no segundo semestre de 2012.