A Universidade Estadual de Maringá realiza, de 28 a 30 deste mês, o XV SulPET (Encontro dos Grupos PET do Sul), com o tema Reconstruindo Identidades. Na programação, além das discussões e apresentações de trabalhos, está incluída uma mesa-redonda que contará com a presença dos professores Álvaro Leonardi Ayala Filho, da Universidade Federal de Pelotas, presidente da CenaPET e tutor do PET acadêmico; Jorge Luiz Barbosa, da Universidade Federal Fluminense e ex-coordenador nacional do PET Conexão de Saberes; e Marcos César Danhoni Neves, da UEM, ex-presidente da CenaPET e tutor do PET acadêmico. O evento contará também com apresentações culturais e oficinas.

Embora as atividades comecem à tarde, com a mesa-redonda SulPET 15 Anos: (re) construindo identidades, no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro; oficinas na UEM, nos blocos G-56 e I-12;  e exposição de paineis, no estacionamento da BCE; a solenidade de abertura será às 20 horas, no Teatro Marista. Logo após, Luciana Worms (Curso Dom Bosco, petiana ex-bolsista e ganhadora do Prêmio Jabuti 2003) fará uma palestra musicada: Brasil, Século XX: ao pé da letra da canção popular.

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979, pelo Ministério da Educação (MEC) e, na UEM, está vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Ensino (PEN). Os grupos PET são constituídos de 12 alunos bolsistas, seis não-bolsistas e um professor doutor tutor, e têm como objetivo realizar atividades extracurriculares que envolvam a tríade acadêmica, ensino, pesquisa e extensão. Dessa forma o programa proporciona aos participantes a vivenciarem experienciais não presentes em estruturas curriculares convencionais. Além disso, sob orientação de um professor tutor é possível complementar a formação acadêmica, procurando atender as necessidades do próprio curso de graduação e assim proporcionar a melhoria deste.

Atualmente a UEM possui 13 grupos PETs: Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Química, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia, que estão há quase um ano envolvidos na organização deste encontro que trará a Maringá cerca de 800 alunos de cerca de 18 instituições de Ensino Superior do Sul do País.

O SulPET é realizado anualmente desde 1998, obedecendo a uma rotatividade entre os três estados da região Sul. Segundos os organizadores, o encontro objetiva promover a integração entre os PETs e a discussão sobre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, assim como questões que possam interferir na realização de seus trabalhos. Posteriormente possibilita o encaminhamento de propostas ao Encontro Nacional dos Grupos PET. Com isto, este encontro permite o desenvolvimento e a manutenção do padrão de excelência do programa.