A solenidade de lançamento de livros e periódicos de 2011-2012 da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), ocorrida no dia13 à noite, foi concorrida. Professores, alunos, técnicos, amigos e familiares de autores prestigiaram o evento. O reitor Júlio Santiago Prates Filho destacou a importância da Eduem, que ajuda a elevar o nome da UEM, divulgando os trabalhos científicos produzidos na Instituição. Ele aproveitou a ocasião para solicitar à coordenadora da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Sueli Rufini, que levasse ao secretário Alípio Leal uma solicitação dos pesquisadores da UEM de abertura de editais pela Fundação Araucária para publicações científicas.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, falou em nome dos autores. Ravagnani é autor do livro Redes de Trocadores de Calor, escrito junto com o professor Jose Caballero Suarez, da Universidade de Alicante, na Espanha. Explicou que estuda o assunto há 15 anos. Em seu discurso, lamentou a falta de editais voltados para lançamentos científicos e enalteceu o papel da Eduem.

Tanto a editora-chefe como o diretor da Eduem, respectivamente Terezinha Oliveira e Alessandro de Lucca e Braccini, ressaltaram o trabalho da Eduem, que é continuidade do iniciado pelo professor Ivanor Nunes do Prado. Braccini fez todo um resgate histórico da Editora e comentou que a intenção é ampliá-la cada vez mais. Informou que a Eduem atua em todas as áreas do conhecimento e que busca a sua internacionalização.

Após a solenidade, Rufini proferiu a palestra A Produção Científica e o Desenvolvimento do Paraná. Ela falou sobre a posição científica do Estado em relação ao País e sobre o sistema de ensino superior público do Paraná.

Foram lançados 54 livros, sete números da Coleção Fundamentum e oito periódicos científicos da Acta Scientiarum. As obras reúnem trabalhos das ciências exatas, humanas e biológicas. A Eduem publica livros e coleções científicos, técnicos e didáticos, com conteúdo produzido pela Universidade Estadual de Maringá ou através de colaboração ou co-edição. Conta com a Livraria Eduem, que comercializa e distribui os livros da editora para todo o território nacional e adquire e comercializa livros de outras editoras. A Livraria tem sede no Câmpus Universitário da UEM, Bloco F-5, e é aberta à comunidade.