Alunos de diversos colégios de Maringá e região compareceram em peso na edição 2012 da Mostra de Profissões da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aberta na manhã desta quarta-feira (11). Eduardo Radovanovic, diretor de Ensino de Graduação, comentou que o fluxo de estudantes no início do evento já dava indícios de que as expectativas de público seriam superadas. Acredita que serão mais de dez mil visitantes ao todo. Galeria de Fotos

A Universidade abriu seus portões para apresentar seus cursos de graduação para aqueles que sonham em conquistar um lugar numa das suas salas de aula. Alunos e professores explicam as características dos cursos, das profissões e do mercado de trabalho. O curso de Engenharia Química levou bombas hidráulica e helicoidal, válvulas de vazão, ciclone e maquete de produção de biogás para explanar parte das atividades desenvolvidas pelo profissional da área. Gustavo Lupi, do 1º ano, diz que, antes de prestar o vestibular, compareceu à Mostra de Profissões e que isso o ajudou a se decidir futura profissão. Comenta que o curso está sendo melhor que esperava e mais difícil também.

Sabrina Roquette, segundo ano de Enfermagem, ajuda a explicar sobre o curso mostrando os equipamentos de sutura, tronco cirúrgico para treinar os curativos, útero e feto. Ela e outras colegas respondem às principais dúvidas dos futuros vestibulandos, como as matérias, áreas de atuação, as diferenças entre Enfermagem e Medicina, o ganho médio, dificuldades no mercado. A acadêmica também passou por uma das edições da Mostra de Profissões da UEM, o que a auxiliou a definir o curso que, agora, está amando. Por enquanto, a escolha da área a seguir é urgência e emergência.

Isabela: Mostra produtivaA Mostra de Profissões vem para apresentar os cursos da Universidade para os vestibulandos. Os pretendentes às vagas nos diversos cursos de graduação da UEM aproveitam para sanar dúvidas, conhecer cursos novos e aprender um pouco mais sobre o que é desenvolvido dentro de cada um deles. Segundo Verginia, 15 anos de Floriano, a Mostra vem a acrescentar e muito na escolha de sua futura profissão. Já Isabela, graduanda de História, acha que a mostra pouco interfere na escolha do curso, mas é produtiva por apresentar coisas que os pretendentes a vagas desconhecem.

A vice-reitora Neusa Altoé e a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, prestigiaram o evento, assim como diversos assessores, professores e acadêmicos. A Mostra, que prossegue até esta quinta-feira, dia 12, no estacionamento da Biblioteca Central da Instituição, tem agendadas visitas de colégios não só da região, mas de diversas cidades do Paraná e também de São Paulo. O horário de visita é das 8h30 às 11h30, das 13h30 às 17 horas e das 19h30 às 22h30. É promovido pela Pró-Reitoria de Ensino/Diretoria de Ensino de Graduação, em parceria com a Assessoria de Comunicações, Prefeitura do Câmpus, e com o apoio do Núcleo Regional de Educação. Outras informações no site www.mostradeprofissoes.uem.br.