Confrontando imagem e discurso, o teórico francês Philippe Dubois, da Université Sorbonne Nouvelle (Paris III), abriu, na noite de ontem (28), na Universidade Estadual de Maringá, a 2ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e o 1º Encontro Internacional da Imagem em Discurso. Com uma palestra provocadora, Dubois analisou alguns recortes de filmes mudos, destacando que a imagem é superior ao discurso.

Autor do livro Cinema, Vídeo, Godard, Dubois não é linguista e suas pesquisas englobam as teorias das formas visuais, a estética do cinema, a poética e retórica das formas e figuras visuais, entre outros temas. Afirmando que o discurso não é capaz de explicar a imagem, o pesquisador francês apresentou aos participantes dos eventos, conceitos para análise de imagens.

A programação segue até sexta-feira (30) com uma intensa programação. São 16 simpósios, cada um com apresentação de 24 trabalhos científicos, e mais seis mesas-redondas. Cerca de 600 inscritos, vindos de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina, participam dos eventos.

Na programação desta quinta-feira (29), a professora Sophie Moirand, também da Université Sorbonne Nouvelle, profere uma palestra às 19h30, no auditório do PDE, Bloco B-33.  Ela irá abordar questões relativas a circulação e o funcionamento do discurso na imprensa. A pesquisadora enfatiza que, ao relatar fatos, a mídia procura palavras para nomeá-los, bem como a seus atores. Para tanto, apela às memórias coletivas que imagina serem divididas por seu público. Ela versará sobre esse processo de nominalização, que sintetiza os diferentes fatos construtores do evento, e contribui para construir o referente. Nomear não é descrever o real. É tomar posição, dar um ponto de vista, ter em consideração o  destinatário: é assim que as mesmas pessoas podem ser “rebeldes” para uns e “resistentes” para outros.

Tanto a Jornada quanto o Encontro estão sob a organização do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEM. Para consultar a programação completa ou inscrever-se acesse www.jiedimagem.com.br.