Fragilidade, Envelhecimento e Síndrome Clínica da Fragilidade foram abordados pelo geriatra Eroni Antonio Hartmann, que também atua na medicina interna, no Curso sobre Cuidadores Familiares de Idosos Frágeis, nesta quinta-feira, dia 29, na UEM. Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Gilberto Catunda Sales, destacou a alegria de estar ao lado da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), promotora do curso junto com a Secretaria de Saúde de Maringá. Comentou que a Unati tem trazido um grande número de pessoas para dentro da Universidade, que é geradora e distribuidora de conhecimento. Aconselhou os presentes a aproveitarem a oportunidade de acesso a um profissional com muito conhecimento sobre o bem estar dos idosos.

Já Hartmann iniciou sua fala informando que o mundo está envelhecendo e invertendo a pirâmide etária. Antes a população era jovem e emergente, hoje, a média de vida está em torno de 75 anos e é comum se viver ao lado de pessoas com mais de 80 anos. Apontou a necessidade de uma política nacional voltada para esse segmento populacional para que os idosos possam ter uma vida independente e com qualidade. Disse que é possível atravessar a senescência em boas condições físicas, com capacidade funcional preservada. Para isso, é importante ter uma vida regrada desde a infância, com alimentação balanceada, prática de exercícios e busca de equilíbrio.

Sobre a questão da fragilização, disse que a pessoa não é frágil, torna-se frágil por fatores primários (inatos a cada indivíduo) ou secundários (doenças). Explica que os ciclos decrescentes energéticos que conduzem à fragilização podem afetar o olfato, o paladar e outros e levar à anorexia e desnutrição crônica. Fala que esse processo de fragilização leva à perda de massa muscular magra, provocando fraqueza, fadiga, diminuição da velocidade de marcha e de força para execução de tarefas, fragilização de ossos, desregulação neuroendócrina, disfunção imunológica.

Nesta quinta-feira às 13h30, o curso prossegue com a palestra da geriatra Thaís Miranda Nóbrega. Na sexta-feira, dia 30, às 8 horas, a agenda fica por conta da equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Família e, às 1113h30, da psicóloga Solange Franci Raimundo Yaegashi.