Começou, nesta terça-feira, dia 27, na Universidade Estadual de Maringá, com o curso de Formação de Tutores, as atividades do Centro Regional de Referência de Drogas (CRR/UEM). Nesta etapa, estão sendo capacitados mais de 50 profissionais, representantes das regionais de Saúde, da Assistência Social, da UEM e da Unespar, do Conselho Municipal Antidrogas e do Comitê de Saúde Mental de Maringá.

A solenidade de abertura do curso foi conduzida pelo reitor Júlio Santiago Prates Filho, pela responsável pelo convênio do CRR, Magda Lúcia Félix de Oliveira, e pela diretora do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Marisa Pelloso.

Os participantes assistiram ao módulo introdutório, com conteúdos que englobam a contextualização do uso de drogas de abuso no Brasil e no Paraná; a Política Nacional de Saúde e a Política Nacional sobre Drogas; a rede de atenção SUS, SUAS e suas interrelações; e o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e a proposta do CRR UEM. O curso, realizado em sete módulos, termina em 30 de maio.

A iniciativa é do Centro Regional de Referência de Formação Permanente aos Profissionais que Atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com Usuários de Crack e Outras Drogas e seus Familiares da Área de Abrangência da UEM, que tem convênio com o Ministério da Justiça e com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A intenção é qualificar profissionais que atuam na rede de atenção integral à saúde e assistência social e nas áreas de segurança e justiça, além de lideranças religiosas e comunitárias.

O CRR UEM pretende também subsidiar ações de prevenção, promoção da saúde, reabilitação e redução de riscos e danos associados ao consumo de crack e outras drogas e fortalecer a rede de serviços de atenção à saúde e da rede de assistência social para o usuário de crack e outras drogas e seus familiares. A equipe coordenadora do projeto é constituída por Magda Lúcia Félix de Oliveira, Lucília Amaral Fontanari, Paula Nishiyama, Rosangela Ziggiotti de Oliveira, Maria Angélica Pagliarini Waidman e Maricelma Bregola.