O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), responsável pelo intercâmbio de estudantes e cientistas para a Alemanha, agora é parceiro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Os detalhes foram divulgados numa palestra realizada nesta quinta-feira (22), no auditório do Bloco G-90, no câmpus da UEM. A iniciativa faz parte das comemorações dos 15 anos do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), que prevê palestras mensais sobre questões de mobilidade e intercâmbio acadêmico.

O Ciência sem Fronteiras é um programa que tem como objetivo a promoção da consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

A palestra foi realizada por Ursula Dannemann, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico do Rio de Janeiro, que informou que a Alemanha está disponibilizando mil vagas para o CsF para o ano de 2012. Também falou acerca das oportunidades nas universidades alemãs e das possibilidades de estudo na graduação e pós-graduação. Depois de Dannemann, a representante do DAAD de Curitiba, Izabel Heller, explanou sobre as demais bolsas e fomentos do DAAD a pesquisadores, docentes e discentes. Outras informações estão disponíveis no site do DAAD www.daad.org.br.
Esta é a primeira de várias apresentações que serão oferecidas à comunidade universitária, como ação do programa de internacionalização da UEM, assim como parte da agenda de comemoração aos 15 anos do ECI. O evento contou com a participação estudantes, docentes, técnicos e ex-bolsistas dos programa do DAAD.
Aqueles que participarem desta e das próximas palestras programadas pelo ECI receberão declaração de participação nos eventos. A inscrição é gratuita, podendo ser efetuada diretamente no site do ECI: www.eci.uem.br.