Foto: WikipediaA UEM promove, por meio do Centro Acadêmico e do Departamento de Filosofia, a I Reunião de Iniciação Científica de Filosofia, de 26 a 29 deste mês, no Dacese. A solenidade de abertura está marcada para as 8h30, com a palestra Sobre a Pesquisa em Filosofia: uma iniciação, a ser proferida pelo professor José Antonio Martins (UEM).

Serão ainda abordados temas como Arte e Embriaguez: a influência do deus Dionísio na filosofia estética de Nietzsche; O Papel da Arte no Processo de Humanização do Homem; Schopenhauer e a Tragédia à Luz de Nietzsche; Teoria da Linguagem em Nietzsche; Ciência e Religião no Epicurismo; O Mito das Raças de Hesíodo e as Três Classes da República de Platão; A Física como Base de Ética em Epicuro; A Ocorrência de Hybris na Tragédia de Édipo Rei de Sófocles; A Virtude da Prudência em Aristóteles.

Ainda na pauta, discussões sobre A Prova da Existência de Deus pela Via do Movimento em Tomás de Aquino; Tempo e Eternidade em Agostinho; A Existência Abandonada: a ideia de liberdade em ‘O Conceito de Angústia’ de Kierkegaard; Sobre a Politeia Mixis Méson de Aristóteles; A Noção de Corpo Próprio na Fenomenologia de M. Merleu-Ponty; Abordagem Histórica do Problema Mente-Corpo e o Advento do Naturalismo Biológicop; A Possibilidade de Espaço e Tempo na Estética Transcedental Kantiana; Crítica e Experiência na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty; Considerações Acerca do Sonho Surrealista e o Despertar na Obra de Walter Benjamin.

Outras informações na secretaria do DFL, bloco H-35, sala 1, fone 3011-8925, e-mail sec-dfl@uem.br