Na próxima semana, será realizada a segunda edição do simpósio sobre Boas Práticas para o Uso Eficiente de Fertilizantes. O evento será aberto na terça-feira, dia 27, às 9 horas, e segue até quarta-feira, 28, no Teatro Marista.

O debate em torno do tema é relevante, principalmente quando se leva em conta a combinação entre fatores como a elevação dos preços dos insumos, o aumento do custo de produção e as questões ambientais. O professor Antonio Saraiva Muniz, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá,  coordenador do Simpósio, argumenta que "é possível otimizar produtos e recursos, bem como as tecnologias disponíveis no mercado. O objetivo é contribuir com o produtor que deseja plantar e colher de forma sustentável e rentável. Basta que ele tenha em mãos as ferramentas e informações corretas".

O objetivo deste evento, reforça o coordenador, é focar os aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrícolas que, direta ou indiretamente, estão envolvidos no processo, com detalhamento do manejo para o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos nos insumos.

Para isso o simpósio contará com pesquisadores da UEM e do Instituto Internacional de Nutrição de Plantas (IPNI), que são os organizadores do evento, além de especialistas de outros centros de pesquisas, como Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Embrapa Soja, entre outras. Para consultar a programação ou inscrever-se, acesse: www.ipni.org.br.