A Fundação Araucária e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promovem, em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), um encontro dos representantes dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Participam das atividades, também, os reitores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES). O Fórum tem como foco discussões sobre as ações do setor nos sistemas estaduais de saúde e o Programa Nacional de Banda Larga. A abertura do evento contou com o secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Rodrigues Elias, que representou o ministro Marco Antonio Raupp, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MCTI, Carlos Augusto Gadelha.

No início dos trabalhos, Elias apresentou aos participantes a Estratégia Nacional de CT&I. O governador Beto Richa abriu oficialmente o evento. Aproveitando a presença dele, os reitores falaram com o governador, destacando a importância da readequação da carreira dos docentes, do encaminhamento da carreira dos técnicos-administrativos, da suplementação do orçamento para o custeio das IEES em 2012, da continuidade do repasse anual dos recursos financeiros para investimentos nas universidades e das contratações e nomeações de professores e técnicos-administrativos.

O papel do setor empresarial e da academia foi abordado pelo diretor da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich. Sobre esta questão, Prates Filho destacou que os investimentos estadual e federal são de fundamental importância para que as IEES tenham uma melhor estrutura para desenvolver a pesquisa científica. Disse que a UEM, por exemplo, vem, há 42 anos, apresentando crescimento, sendo que, nos últimos anos, ela registrou uma inflexão muito grande, passando a ter inserção e reconhecimento nacionais, além de também ser referência internacional.

“Esse resultado é fruto de um esforço coletivo de várias gerações e de uma filosofia de investimento na capacitação dos professores e na verticalização do ensino, o que transformou a UEM em uma grande difusora de ciência, tecnologia, inovação e educação”, reforçou o reitor.

Participam do Fórum, em Curitiba, o presidente da Assembleia Legislativa do do Paraná, Valdir Rossoni; o secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Henrique Pessoa Lins; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Almeida Guimarães; o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Glaucius Oliva; o presidente da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), João Carlos Gomes; o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Paraná, Alípio Leal Neto; o presidente da Fundação Araucária, Paulo Roberto Brofman; e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Ravagnani, entre outras autoridades.