Um dos maiores teóricos da atualidade sobre saúde mental e trabalho, o psiquiatra e psicanalista francês Christophe Dejours vem a Maringá para participar do I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada, que ocorrerá de 16 a 18 de abril, na Universidade Estadual de Maringá.

Dejours é professor da cátedra de Psicanálise-Saúde-Trabalho e diretor do Laboratório de Psicologia do Trabalho e da Ação, do Conservatoire National des Arts et Métiers, instituição ligada ao Ministério da Educação francês. Autor de diversos livros sobre o assunto, entre eles A Loucura do Trabalho e Da Psicopatologia à Psicodinâmica do Trabalho, ambos com edições no Brasil, o pesquisador traz importantes contribuições sobre os impactos da organização atual do trabalho na saúde mental do trabalhador.

Dejours também é autor, entre outras obras, do livro intitulado Suicide et Travail: Que Faire?, publicado na França e na qual o autor aborda especificamente o problema do suicídio no trabalho. A questão inclusive ganhou contornos midiáticos a partir da longa lista de funcionários da France Telecom que cometeram suicídios nos últimos anos.

Sob o tema Sofrimento Psíquico, o evento contará também com a presença de importantes pesquisadores brasileiros, como Paulo de Carvalho Ribeiro (UFMG); Fernando Andrade (UFPB); Luiz Tarelho (UNIBAN-SP), Maria Teresa de Melo Carvalho (UFMG); Fábio Belo (Fac. Milton Campos – MG). Destacam-se, ainda, como palestrantes os professores da UEM Gustavo Ramos Mello Neto e Viviane Velasco Martinez, que também é a coordenadora do Encontro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ppi.uem.br, a um valor de R$ 160,00 pra estudantes e R$ 250,00 para os demais. O prazo vai até 16 de abril. A organização do evento é do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Civilização, do Departamento de Psicologia. Outras informações pelos telefones (44) 3011-3871, (44) 3011-4291, ou (44) 9145-0382.