O governador Beto Richa esteve nesta sexta-feira, em Cidade Gaúcha, para a inauguração da Biblioteca Cidadã e a assinatura de convênio para construção de 36 casas no município. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, compareceu ao evento e reiterou ao governador a importância de o governo conceder a readequação salarial aos professores das universidades públicas paranaenses e de encaminhar o projeto de readequação salarial para os agentes universitários.

Prates Filho ressaltou, ainda, a urgência de o governo fazer a suplementação orçamentária das instituições de ensino superior e efetuar as contratações de professores e agentes universitários. Embora estas questões já estejam sendo encaminhadas pelo governo, o reitor insiste na agilização do processo para atender às comunidades universitárias. O reitor salientou que a readequação salarial é condição fundamental para o fortalecimento do sistema do ensino superior paranaense. “Se queremos um sistema do ensino superior de alto nível, necessitamos do reconhecimento e da valorização dos servidores, que passa pela elevação dos salários, a capacitação profissional e melhores condições de trabalho”, diz Prates Filho. Na oportunidade, o governador anunciou a possibilidade de ocorrer a abertura de uma turma do curso de Ciências Contábeis no Câmpus do Arenito (CAR), da UEM. Os estudantes do Câmpus foram recebidos por Beto Richa e entregaram a ele um documento solicitando a contratação de mais professores, a aquisição de equipamentos e o fornecimento de alimentação subsidiada. O governador se comprometeu a atender as reivindicações. O diretor do CAR, Reny Adilmar Prestes Lopes, acompanhou o evento.