Dois acadêmicos do quarto ano do curso de Design da Universidade Estadual de Maringá foram premiados na 16ª edição do concurso Salão Design, sob realização do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves. Bruno Vinícius dos Reis e Juliara Debiagi Santos ficaram em segundo lugar na categoria Móveis para Sala, na modalidade estudante. A peça premiada é a Cadeira Pix 1 (foto).

O projeto dos acadêmicos da UEM foi orientado pela professora Cristina do Carmo Lúcio. Utilizando chapas de alumínio, com acabamento em pintura epóxi, Bruno e Juliara aliaram praticidade e modernidade para projetar essa cadeira. Um dos pontos fortes é a facilidade de transporte e armazenamento, já que ela é toda desmontável e suas peças encaixam-se entre si formando uma espécie de caixa. “Essa característica otimiza a logística de transporte da indústria”, explica Bruno, lembrando que o cliente também se beneficia porque pode acomodar facilmente várias cadeiras, sem precisar de muito espaço.

“A facilidade na montagem da peça é outro ponto a favor”, destaca o acadêmico. Segundo ele, a montagem dispensa ferramentas, com uma moeda comum o cliente coloca a cadeira em uso. “Usamos um parafuso especial, com a fenda mais larga”, justifica.

A Pix 1 tem dois padrões de cores. Uma cor básica, que pode ser o preto ou o branco, e a segunda cor que varia de acordo com a preferência do cliente.

Segundo Bruno, já há uma indústria no Rio Grande do Sul interessada em fabricar o produto. A mesma que fez o protótipo inscrito no concurso. Também há acertos com uma loja de comércio virtual para colocar a Pix 1 no mercado. Os designers estimam que ela chegue ao consumidor a um custo de R$ 200,00.

Não é a primeira vez que Bruno e Juliara sentem o gostinho de ter um projeto premiado. No ano passado, eles venceram o Prêmio Design Movelpar, que faz parte da Movelpar 2011 – Feira de Móveis do Paraná. Levaram o primeiro lugar na categoria estudante com o projeto Versat Painel Home Office.

O Salão Design é uma das mais importantes premiações de design de produtos do mundo, e a maior da América Latina, segundo seus organizadores. Os projetos vencedores estarão expostos Movelsul Brasil 2012, que será realizada de 26 a 30 de março em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A cerimônia de premiação ocorrerá durante a feira. Os acadêmicos da UEM receberão R$ 3 mil.