A Universidade Estadual de Maringá está novamente entre as melhores universidades não só no cenário nacional como internacional, segundo o ranking do Webometrics Ranking Web of World Universities. A UEM é a 12ª melhor universidade do Brasil, 19ª da América Latina e a 499ª do mundo. O ranking, que utiliza métodos quantitativos para medir a atividade científica na web, serve como indicador para avaliar a ciência e a tecnologia. A entidade avalia mais de 20 mil universidades duas vezes ao ano. A iniciativa é do Laboratório Cybermetrics, um grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas, da Espanha. A classificação leva em consideração a relevância da instituição na internet em itens como visibilidade e número de páginas e artigos publicados.

Segundo o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a conquista é resultado do esforço conjunto de professores, técnicos e alunos ao longo dos 42 anos de história. Ressaltou que a sua administração está preocupada com o crescimento quantitativo da Instituição aliado à evolução qualitativa. Para isso, comenta que é importante que haja valorização dos servidores tanto em capacitação como em melhorias salariais. Outra grande preocupação é incrementar os convênios com universidades estrangeiras para ampliar a inserção da UEM no cenário internacional.
Do ranking anterior, de julho de 2011, para este, a UEM evoluiu 21 posições entre as universidades da América Latina e continua a ser a melhor universidade estadual do Paraná. Para o reitor Prates Filho, o resultado positivo vem em um momento oportuno de mostrar o potencial e a excelência da UEM e, nesse sentido, “temos que garantir a continuidade dos investimentos necessários para a universidade”.

Para Prates Filho, a boa classificação da UEM nesse ranking deriva de um posicionamento de incentivos para que trabalhos, projetos e pesquisa sejam divulgados e publicados. Citou ainda a vocação regional da Instituição e o investimento em crescimento e capacitação como fundamentais para que a UEM alcance destaque em avaliação de agências internacionais. A UEM possui câmpus regionais em Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, além da Base Avançada de Porto Rico e presença física em Santo Inácio e Cândido de Abreu, entre outros. A Universidade registrou, este ano, mais de 22 mil alunos de graduação. Tem 33 mestrados e 21 doutorados.