Durante a assinatura da cessão provisória de uso das instalações do extinto IBC (Instituto Brasileiro do Café), para a Prefeitura de Maringá, na última quarta-feira (15), o reitor Júlio Santiago Prates Filho solicitou a utilização de parte da estrutura do complexo visando ampliar as atividades da Universidade, já que a UEM ocupa, naquela local, uma área onde funciona o Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri).

Por questões legais, o Patrimônio da União no Paraná, a quem foram incorporados os prédios, desde a extinção do IBC, não podia fazer a cessão diretamente para a UEM, que já havia solicitado, para o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz, por meio de ofício, o pedido de uso da estrutura. A solenidade reuniu, entre outras autoridades, o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz; o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho; e o prefeito Silvio Barros.

Localizados à avenida José Alves Nendo, os prédios ocupam uma área de cerca de 70 mil m2, envolvendo, além de um antigo barracão de armazenamento de café, três casas, um escritório e o outro prédio onde funciona o Nupagri. O objetivo da Universidade é consolidar a presença naquela área, próxima ao antigo aeroporto, aproveitando o espaço disponível que pertencia ao IBC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, depois incorporado pela Patrimônio da União.

Segundo o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a Universidade pretende desenvolver, em alguns espaços do barracão de armazenamento, atividades de ensino, pesquisa e extensão. Durante a solenidade, ocorrida no gabinete da Prefeitura, Prates Filho informou ao prefeito Silvio Barros sobre os interesses da UEM em ocupar parte das instalações cedidas ao município.

Acompanhando o reitor, visitaram os prédios do antigo IBC o prefeito do Câmpus da UEM, Igor Valques; a pró-reitora de Ensino, Edneia Rossi; o assessor para atividades da área de inovação tecnológica, Marcelo Farid Pereira; e a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ismara Tasso.

Também participaram da cerimônia de assinatura o chefe administrativo do Ministério da Agricultura no Paraná, Guilherme Burgardt; o chefe do escritório regional do Ministério em Maringá, Emilton Arena da Silva; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Viana; o secretário do Conselho Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), José Roberto Pinheiro de Mello; e o vice-prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupim.