O Programa de Pós-Graduação em Administração exclusivo da Universidade Estadual de Maringá tem sua primeira defesa de mestrado, nesta quarta-feira, dia 15. William José Borges defendeu a dissertação As Estruturas Estritamente Ordenadas no Sistema Agroindustrial de Carne Suína na Região Oeste do Paraná, tendo como orientador o professor José Paulo de Souza, que participou da banca examinadora juntamente com os docentes Silvia Morales de Queiroz Caleman (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Sandra Mara Bankuti (UEM). Borges já foi aceito para o doutorado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Borges explica que o trabalho busca discutir a abordagem das estruturas estritamente coordenadas, arcabouço teórico desenvolvido por Zylbersztajn e Farina (1999) como uma perspectiva ampliada da firma, levando-se em conta as transações presentes na produção de carne suína do oeste paranaense. “Essas transações foram visualizadas como uma extensão do nexo de contratos proposto por Coase (1937) e retomada por Williamson (1985), mas inseridas em um contexto de mercado. Dessa forma, no intuito de compreender como os produtores podem apresentar assimetria de desempenho frente aos demais agentes, o trabalho se firmou a partir do complemento de duas teorias, a OI e a ECT, abordando, respectivamente, o mercado e a firma. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva com o auxílio de um corte transversal, mas com perspectiva longitudinal. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os produtores rurais integrados há mais de cinco anos. Já os dados secundários foram coletados por meio de associações, departamentos de agricultura, institutos de pesquisa e organizações públicas que contivesse informações sobre o setor suinícola paranaense”.

“Quanto ao subsistema que estão inseridos, constatou-se que a estrutura se volta para identificar pontos de interesses comuns que incitam o produtor a promover contratos de maneira estritamente coordenados, considerando o grau de especificidade de ativos envolvidos na transação e, por outro lado, as forças competitivas que determinam a busca de adaptações que visam melhorar a produção. Assim, todos os atributos de transação sinalizados por Williamson (1985) assim como os pressupostos comportamentais foram identificados no trabalho e sinalizaram a existência de assimetrias em função da disparidade do quesito eficiência”.

Segundo o mestrando, considerou-se também a caracterização do mercado que se mostrou bastante concentrado em poucas unidades integradoras, minimizando as possibilidades do produtor de escolher uma organização para se integrar. “Além disso, foi identificada a presença constante de produtores que investem na sua produção de suínos, mas que não deixam de investir em outras atividades também. A partir desse cenário, os elementos identificados a partir da OI e ECT fundamentam o posicionamento de que a assimetria de desempenho deve ser compreendida ao se considerar as condições de mercado do qual participa e pela transação que se submete no momento ex-post. Assim, a explicação do desempenho não se dá apenas pela estrutura da produção suinícola, mas também pelas estratégias de diversificação que cada produtor segue, justificando a sua conduta de investidor ativo para garantir o seu crescimento. Como nem sempre o produtor pode investir na sua produção, em função da liberação da integradora, a suinocultura não se apresenta como a única atividade responsável por induzir o seu crescimento, frente aos outros produtores, mas sua conduta na atividade agropecuária que complementa as rendas ao mitigar os riscos com outras culturas”.