O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Neto, inaugurou, ontem (9), ao lado do reitor Júlio Santiago Prates Filho, o bloco E-90, na Universidade Estadual de Maringá. Ele representou o governador Beto Richa, que não pôde comparecer à solenidade.

Com área total de 3.698,23 m² e três pavimentos, o bloco foi executado por etapas, iniciadas em janeiro de 2009, em um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais do Fundo Paraná e servirá diretamente de salas de aula, laboratórios e espaço administrativo para o departamento de Estatística e atividades dos cursos de Física, Química, Matemática, mas indiretamente à toda Universidade, pelas características de interdisciplinaridade do curso de Estatística. O E-90 possui salas de aula e monitoria, auditório, salas de professores, sala de reuniões, sala de informática e salas para pós-graduação em Matemática, Química, Estatística e Física, além de espaço para o PET Matemática e Consultoria Júnior. Todas as salas de aula e o auditório já estão equipados com data show e infra-estrutura de climatização. O bloco será equipado também com elevador para acesso aos pavimentos.

Também estiveram presentes na inauguração o assessor de Planejamento do Ensino Superior da Seti, Décio Sperandio; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Luciano Baesso; e o reitor da UEPG, João Carlos Gomes, entre outras autoridades regionais e estaduais. Segundo o reitor da UEM, a Universidade vem, há 42 anos, cumprindo um papel importantíssimo no ensino superior. E essa excelência é fruto de um esforço coletivo dos professores, técnicos e alunos. “Contamos com o apoio do governo do Estado, em nome do secretário, aqui presente, para as conquistas que a Universidade precisa, como a readequação dos planos de carreira dos professores e técnicos e a concretização das promessas feitas às reivindicações dos alunos”.

O diretor do Centro de Ciências Exatas disse que é sempre importante investir em infraestrutura, mas também apoiar os alunos com o incentivo ao ensino noturno e à oferta de bolsas, diminuindo a evasão dos alunos e atuando no resgate de famílias.

O secretário Alípio Neto disse que as coisas são conquistadas com trabalho. Por isso, vem se sentando com a Administração da UEM para viabilizar as reivindicações dos professores, servidores e alunos, como é a questão da infraestrutura. “Esse é o primeiro dos quatro blocos que planejamos inaugurar em 2012.

Descerramento da fita – Em seguida, o secretário descerrou a fita, inaugurando efetivamente o Bloco E-90. Na entrada do prédio, Alípio Neto ainda recebeu um documento de reivindicações dos alunos, com destaque para a solicitação dos estudantes de Biomedicina. O secretário agradeceu e acrescentou que esses documentos auxiliam no planejamento dos investimentos do governo no ensino superior.

Depois de conhecer o interior do E-90, o secretário ainda recebeu o presidente da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), Luciano Gonsalves Costa, que também entregou um documento, dirigido ao governador Beto Richa, destacando a manutenção pelo governo do diálogo permanente com as IEES, bem como a expectativa dos docentes pela conclusão da negociação envolvendo a adequação salarial.