Para recepcionar os novos alunos, a Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Ensino de Graduação, distribuirá folheto de conscientização sobre o trote e disponibilizará o Manual do Calouro. A intenção é orientar a comunidade universitária para que promova uma recepção solidária aos calouros e evite o trote violento.

O folheto informa que os atos excessivos praticados na recepção poderão ser enquadrados na Resolução 08/2007-COU, que estabelece o Regime Disciplinar Discente, além de, eventualmente caracterizar crimes definidos no Código Penal Brasileiro. Todo abuso dentro da UEM deve ser denunciado pelo fone 0800-6434278. O Manual do Calouro traz, além de texto de boas vindas, informações sobre os diversos setores, departamentos e órgãos da Universidade, sobre os serviços disponíveis na Instituição, sobre representação estudantil e sobre os diversos programas de bolsas a que os alunos podem se candidatar. Além disso, o Manual reúne informações a respeito da monitoria que a UEM oferece para alunos com necessidades especiais. O calouro fica sabendo também, entre outras coisas, sobre a política de acessibilidade que funciona na Universidade.