Na próxima colação de grau da Universidade Estadual de Maringá muitos formandos irão subir ao palco, receber o canudo e posar para uma foto. Um deles, no entanto, irá se destacar, não pela láurea acadêmica, motivo pelo qual muitos estudantes são homenageados a cada formatura, mas porque receberá o diploma de número 50 mil.

A festa será no dia 13 de janeiro, com início às 18 horas, na Arena Coberta do Parque de Exposições de Maringá. O Cerimonial da Universidade guarda a sete chaves o nome desse formando ou formanda, na expectativa de que a surpresa irá conferir ainda mais emoção ao evento. A única revelação possível, segundo o cerimonialista, Ricardo Scoarize, é que um dos concluintes do curso de Ciências Econômicas receberá o diploma de número 50 mil.

A escolha não é aleatória, mas um reconhecimento ao primeiro curso da Instituição, que esse ano comemorou seu jubileu de ouro. Implantado antes mesmo da assinatura do decreto de criação da Universidade, a primeira turma de Ciências Econômicas iniciou em 1961, na ainda Faculdade Estadual de Ciências Econômicas. O grupo seria o primeiro a desenhar o que, hoje, é a UEM.

Para a homenagem, a primeira turma de graduados do curso participarão da solenidade de entrega dos diplomas e também receberão certificados comemorativos durante o evento. Segundo informou Scoarize, o diploma de número um da Universidade foi conferido a Ademar Schiavone, que foi secretário de Administração na primeira gestão do prefeito Silvio Barros. Ele confirmou presença na colação. O paraninfo da turma será o desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

CALENDÁRIO DAS COLAÇÕES

No dia 13 colam grau os formandos dos cursos ligados ao Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Centro de Ciências Sociais Aplicadas. No dia 14, também às 18 horas, será a vez dos formandos dos cursos ligados ao Centro de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Tecnologia, cujo paraninfo será o professor Luiz Roberto Evangelista.

Nos Câmpus Regionais, sempre com início às 20 horas, as cerimônias têm início no dia 20 de janeiro, em Goioerê, com a professora Irene Yukiko Kimura como paraninfa. No dia 21 de janeiro, haverá colação em Cianorte, tendo como paraninfo Anderson da Silva Theodoro. No final de semana seguinte, dia 27 de janeiro, no Câmpus do Arenito, no município de Cidade Gaúcha, o paraninfo é Reny Adilmar Prestes Lopes. Fecha o calendário de formatura, as colações de grau em Umuarama, no dia 28 de janeiro, com o paraninfo Fernando Scanavaca, deputado estadual pelo PDT.