O Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Estadual de Maringá está fechando o ano de 2011 sem nenhum registro de inconformidade entre os postos monitorados pelo órgão. O coordenador, professor Lúcio Cardozo Filho, comemora esse resultado e diz que quem ganha é o consumidor final, que pode ter mais segurança na hora de abastecer.

Aliás, foi com esse objetivo que o projeto de monitoramento teve início no ano de 2009. Para Cardozo Filho, os produtos dos postos acompanhados pelo Laboratório tiveram sua qualidade incrementada ao longo do projeto e o fato de nenhuma inconformidade ter sido registrada esse ano é uma prova disso.

O professor explica que os postos aderem espontaneamente ao programa e recebem semanalmente químicos e técnicos da UEM em datas e horários aleatórios para coleta de material para verificação de sua qualidade. A coleta é feita inclusive aos domingos e feriados, aumentando a margem de segurança de que não há adulteração de produtos. O resultado da semana é sempre divulgado no site www.uem.br/lac. As empresas que apresentam conformidade nos produtos analisados recebem um selo que é afixado nas bombas de combustíveis.

Cardozo Filho alerta que os consumidores devem observar os selos nas bombas de combustível e confirmar se o nome do posto consta na lista de postos monitorados pela UEM. A faixa de posto legal não tem valor se não estiver agregado ao selo e nome na lista da UEM. Atualmente o Laboratório monitora 14 postos, dos quais nove são em Maringá, um em Marialva, um em Rolândia e três em Arapongas.

Outras empresas interessadas em aderir ao programa podem entrar em contato com o LAC, Bloco E-89, fone (44) 3011-4791 ou 9998-3393.

CONFIRA A LISTA DE POSTOS MONITORADOS

MARINGÁ
Posto Maluf
Posto Oásis
Posto Automar
Posto São Vicente-Petrogil
Posto Sardenha
Posto Sardenha Filial
Posto Rocha Pombo
Posto Catuaí
Posto Guaiapó
 
MARIALVA
Posto Galopeira
 
ARAPONGAS
Posto Catuaí - Praça Júlio Junqueira
Posto Catuaí - Rua Gaturamo
Posto Catuaí - Rua Uirapuru
 
ROLÂNDIA
Posto Catuaí - Rua Miguel Liogi