O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, agraciou o Museu da Bacia do Paraná (MBP) com o 4º lugar no Prêmio de Modernização de Museus 2011 - Microprojetos. O resultado saiu na última segunda-feira (12).


 

O MBP busca a melhoria de sua estrutura física, visando à acessibilidade e à inclusão social. Segundo a professora do Departamento de História (DHI) e coordenadora do Museu, Sandra Pelegrini, o projeto contemplado chama-se “Modernização e Acessibilidade ao Museu Bacia do Paraná” e as obras iniciam em fevereiro de 2012.

Será privilegiada a restauração da edificação, reparos na parte hidráulica e elétrica, no telhado e na madeira de peroba rosa – que não existe mais para comercialização –; a construção de banheiros adaptados para portadores de deficiência física; a instalação de equipamentos de segurança; painéis digitais de comunicação visual,  totens, entre outros.

“O MBP existe há mais de 30 anos e recebe uma média de 400 visitantes por mês. Também possui o mais completo acervo do processo de ocupação da região e é o guardião de documentos da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná”, explica Pelegrini. Apesar disso, o museu só conta com recursos advindos da UEM, sendo a conquista desse prêmio de extrema importância para a implementação e continuidade de projetos que viabilizem seu funcionamento.

 

Planejamento - Sandra Pelegrini é coordenadora do museu há menos de seis meses. Como metas para o primeiro ano de gestão, além da modernização da estrutura física do MBP, a professora espera criar a Associação Amigos do Museu da Bacia do Paraná e estabelecer maior aproximação e integração com a comunidade. O foco principal são os jovens e o despertar do seu interesse sobre a memória e a história de Maringá e região, para, dessa forma, fortalecer a identidade cultural do público-alvo e estimular o exercício da cidadania.