A Universidade Estadual de Maringá vai coordenar a Câmara Técnica que acompanhará a elaboração de um plano de bacia para as regiões do Pirapó e Paranapema III e IV, conforme decisão tomada, na última sexta-feira (9), em reunião ocorrida na UEM, entre os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Piraponema, presidido pelo professor Paulo Fernando Soares, do Departamento de Engenharia Civil da UEM.

No encontro, também foram eleitas as entidades representantes que farão parte da câmara técnica para acompanhar a formulação do Plano (setor dos usuários: Sanepar e Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva; poder público: Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/Sema/Escritório Regional de Maringá e Prefeitura de Paranavaí; sociedade civil organizada; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná – Crea – PR e Centro Universitário de Maringá/Cesumar). Após a votação, foi feito um balanço sobre a participação da bacia no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema.
“A partir do plano de bacia, poderemos promover ações para melhorar a qualidade da água dos rios da região, bem como, preservar aqueles que se encontram em boas condições”, explica a técnica da Gerência de Bacia do ÁguasParaná em Maringá, Rosa Maria Volpato Junqueira. Entre os principais municípios da bacia estão Apucarana, Arapongas, Paranavaí e a região metropolitana de Maringá. Outro encontro desta natureza reuniu os membros do Comitê de Bacias Hidrográfica do Norte Pioneiro, em Jacarezinho, para debater a elaboração do plano de bacia para a região e a atuação da Câmara Técnica de Pesquisa e Extensão. No encontro foi discutida a participação da região no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, que unirá municípios do Paraná e de São Paulo, operando em nível federal. Cornélio Procópio, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina estão entre os principais municípios da região.
O encontro em Jacarezinho,também teve a participação de professores da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), que apresentaram projetos de pesquisa sobre a qualidade da água da região. Os integrantes conheceram o espaço físico em que será instalada a Gerência de Bacia do ÁguasParaná em Jacarezinho. “O escritório servirá para desburocratizar os serviços do instituto e ampliar a participação do órgão nessa região, oferecendo mais benefícios à população”, explica o gerente local, Fábio Pinto. Com os encontros de Jacarezinho e Maringá, representantes do Instituto das Águas do Paraná (ÁguasParaná) concluíram os encontros com Comitês de Bacias Hidrográficas das regiões Norte e Oeste do Estado, que concentram partes significativas da população e dos usuários de recursos hídricos. As últimas reuniões foram realizadas nestas quinta e sexta feira (8 e 9), em Jacarezinho e em Maringá.
“Os comitês são órgãos consultivos e deliberativos, compostos por membros do poder público, da sociedade civil organizada e de usuários de recursos hídricos. São órgãos necessários para que possamos conhecer as particularidades de cada região”, afirma o diretor de Bacias Hidrográficas do ÁguasParaná, engenheiro civil Enéas Souza Machado. O comitê formula planos de bacia e de obras e ações e enquadra corpos de água quanto aos usos majoritários. (fonte: Agência Estadual de Notícias)