A Universidade Estadual de Maringá inaugurou, nesta segunda-feira, dia 5, o Centro de Memória e Cultura da Comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal, no município de Cândido de Abreu. Durante a solenidade, houve a apresentação do grupo de dança local. O professor Lúcio Tadeu Mota, coordenador do projeto que obteve os recursos para a construção da obra, destacou a importância do prédio e comentou sobre as dificuldades durante a sua licitação e execução. O cacique Sebastião Lucas agradeceu a UEM pelo trabalho executado e destacou que a comunidade está aberta à Universidade. O prefeito de Cândido de Abreu, João Peda Soares, ressaltou a necessidade de se preservar o prédio e disse que nem o município tem uma obra dessa envergadura. O reitor Júlio Santiago Prates Filho agradeceu a comunidade e lembrou os laços que unem a UEM e a Terra Indígena Faxinal, lembrando o desejo de que mais jovens de lá estudem na Instituição. Ao final, o reitor entregou as chaves do Centro de Memória ao cacique.

O espaço foi construído pela UEM com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná/Unidade Gestora do Fundo Paraná, que repassou R$ 478 mil ao projeto coordenado pelo professor Lúcio Mota. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Cândido de Abreu, que efetuou a terraplanagem do local, e da Funai que fez a cessão do terreno. Em 550 m², estão distribuídos espaço para exposição de artesanatos, sala multiuso (reuniões, cursos, eventos), parte administrativa e alojamento para pesquisadores. Os objetivos do centro são a recuperação e reavivamento de aspectos da cultura dos Kaingangs do Vale do Rio Ivaí, conservação e exposição da história dos índios Kaingangs daquela região e divulgação de aspectos históricos e culturais dessa comunidade por meio de distribuição de folders aos visitantes. A comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal é composta por 108 famílias, que serão beneficiadas com a obtenção de renda proveniente de apresentações culturais, da comercialização de artesanato, souvenires, comidas típicas e outros. A inauguração do centro será às 16 horas.

banner mec fixo portaria 879 2022

uem tv