No Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), de 2010, as três áreas do conhecimento com maior número de cursos avaliados foram enfermagem, com 728 cursos; 477 de fisioterapia e 389 de farmácia. A Universidade Estadual de Maringá obteve nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC) e, de acordo com o estudo feito pela Assessoria dos Colegiados (ACO-UEM), o curso de Enfermagem foi o 29º no ranking nacional e 1º do Paraná. No Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade - 3,94) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC-3,85) a enfermagem da UEM obteve conceito quatro. O CPC é o produto de avaliação de diversos itens: desempenho dos concluintes e dos ingressantes no Enade; diferença entre os desempenhos esperados e observados; qualidade do corpo docente; infraestrutura escolar; e organização didático-pedagógica.  

História - O curso formou a primeira turma em 1984, com quatro concluintes. Em 2011, comemorou as bodas de pérola contabilizando a formação de 930 enfermeiros em três décadas. O Projeto Pedagógico procura atender o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação e Cultura quanto à recomposição das práticas de formação, atenção, gestão, formulação de políticas e participação da sociedade, através da Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS: caminhos para a Educação Permanente em Saúde. “Temos a Integralidade da Atenção à Saúde como eixo norteador do processo formativo em saúde”, explica a coordenadora do curso, professora Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato.

33 professores doutores, sete mestres, seis doutorandos e dois especialistas compõem o corpo docente qualificado do curso. Eles ainda oferecem vários projetos de extensão, pesquisa e de ensino, que auxiliam na formação do aluno. Diversos convênios com o Ministério da Saúde permitem que os discentes tenham o diferencial na formação. Entre estes convênios estão: o Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde Enfermagem) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde e PET-Saúde/PET Saúde Mental). “A parceria com a Secretaria da Saúde do Município de Maringá no desenvolvimento destes projetos e na disponibilização de espaço para o desenvolvimento das práticas clínicas e estágio curricular supervisionado auxilia nos diferentes modos de assistir o ser humano no processo do cuidado”, diz Sueli Mutsumi Tsukuda Ichisato, “assim como a parceria com o Hospital Universitário no desenvolvimento das práticas clínicas e no estágio curricular supervisionado permite conhecer novas tecnologias com o uso de equipamentos de ponta”, completa.

Stricto Sensu - O mestrado em enfermagem da UEM obteve nota quatro no ranking da Capes. Em 2011, o Programa foi autorizado a abrir a primeira turma de doutorado. O grupo publica a Revista Ciência, Cuidado e Saúde, que é quadrimestral e de classificação B2. “Afirmamos que esse curso se faz com muito trabalho, dedicação e conquistas, que já deixaram marcas importantes. Conhecedores que somos dos esforços despendidos por muitos para a sólida construção da enfermagem da UEM, esperamos contribuir, cada vez mais, para a formação de enfermeiros competentes para o mercado de trabalho”, conclui Sueli Ichisato.