Será inaugurado, no dia 5, o Centro de Memória e Cultura da Comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal, no município de Cândido de Abreu. O espaço foi construído pela Universidade Estadual de Maringá com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná/Unidade Gestora do Fundo Paraná, que repassou R$ 478 mil ao projeto coordenado pelo professor Lúcio Tadeu Mota. A iniciativa teve apoio da Prefeitura de Cândido de Abreu, que efetuou a terraplanagem do local, e da Funai que fez a cessão do terreno.

Em 550 m², estão distribuídos espaço para exposição de artesanatos, sala multiuso (reuniões, cursos, eventos), parte administrativa e alojamento para pesquisadores. Os objetivos do centro são a recuperação e reavivamento de aspectos da cultura dos Kaingangs do Vale do Rio Ivaí, conservação e exposição da história dos índios Kaingangs daquela região e divulgação de aspectos históricos e culturais dessa comunidade por meio de distribuição de folders aos visitantes.

A comunidade Kaingang da Terra Indígena Faxinal é composta por 108 famílias, que serão beneficiadas com a obtenção de renda proveniente de apresentações culturais, da comercialização de artesanato, souvenires, comidas típicas e outros. A inauguração do centro será às 16 horas.