Nesta segunda-feira, dia 5, às 20 horas, Lídice Canellas ministra a palestra de lançamento da segunda edição do livro As Viagens dos Vassalos do Rei Salomão ao Rio das Amazonas. O evento será realizado no auditório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá, no Bloco 036, no câmpus sede da instituição.

O livro é resultado de uma ampla pesquisa histórica empreendida, durante sete anos, pela escritora, que se baseou no texto do início do século XIX do pesquisador Vicomte Enrique Onffroy de Thoron.

Juiza aposentada, radicada em João Pessoa (PB), Lídice ressalta que a impressão causada pela leitura da obra de Thoron a levou a pesquisar mais a fundo o tema. Conforme o apanhado histórico da escritora, o Rei Salomão e o Rei de Hirão, de Tiro, navegaram pelo rio Amazonas entre 993 a 960 antes da era cristã.

A obra constitui um encontro com as raízes de uma longínqua e surpreendente história, que revela o contato entre os povos do continente americano com as nações do oriente médio, sobretudo no tempo do sábio Rei Salomão. O texto enfatiza a vida e feitos desse Rei e seu Arquiteto abordando ainda aspectos dos povos atlantes, fenícios e hebreus.  

Salomão, o grande rei, teria algo a ver com a marcha dos homens sobre a terra? Seus feitos de sabedoria poderiam ainda nos tocar profundamente, iluminando nossos corações e mentes? E quanto a Atlântida, o continente desaparecido? As provas de sua existência alterariam o curso da história atual, levando as nações a uma reflexão redentora sobre suas condutas insanas e predatórias? Existirá, afinal, algum elo entre aquele sábio, o Brasil e o continente perdido da Atlântida? Essas indagações são suscitadas já na apresentação da obra, escrita por Roberto Evangelista, e para as quais a autora procura guiar o leitor na busca de respostas.

Considerando que o imaginário da maioria dos homens de hoje, ainda nas palavras de Evangelista, não se lança mais a tais perguntas, os interesses e necessidades por esses mergulhos quanto à nossa trajetória ficaram à deriva diante do turbilhão materialista e midiático dos dias atuais.

O livro de Lídice é um belíssimo roteiro na busca pela revelação desses mistérios. Para os marinheiros de primeira viagem, uma bússola de alta precisão. E, para o leitor audaz, o novelo de Ariadne, para adentrar no emaranhado labirinto do tempo e sair de lá pleno de novas perspectivas, segundo o apresentador.

Serviço:
Palestra e lançamento da segunda edição As Viagens dos Vassalos do Rei Salomão ao Rio das Amazonas, proferida pela autora, Lídice Canella.
Data: 5 de dezembro, às 20 horas
Local: Auditório da Fadec Bloco 036, no câmpus sede da UEM.
Entrada Franca