Em uma combinação sem-par, o projeto de extensão Arte no Meio reuniu professores e estudantes do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Maringá, e artistas plásticos convidados. Cada um recebeu uma porta que estava a caminho do lixo, com o desafio de utilizá-la como suporte para suas criações individuais. O resultado desse trabalho deu origem à exposição Porta Aberta, que será inaugurada no dia 2 de dezembro, às 20 horas, no Centro de Excelência da UEM.

A mostra reúne mais de 30 trabalhos que, neste ano, poderão ser vistos até 16 de dezembro.Transformadas de maneira original, as peças ficaram belíssimas e vale a pena conferir de perto. A coordenadora do projeto Arte no Meio e da exposição, professora Sheilla Souza, diz que além de permitir o reaproveitamento de materiais que iriam ser descartados, o que representa, em essência, o objetivo do projeto, a mostra também inaugura um novo espaço para as artes em Maringá.

Ocupando o prédio onde funcionou a Usina do Conhecimento, o Centro de Excelência da UEM será usado para o desenvolvimento de políticas públicas e de projetos de extensão pela secretaria de Relações com a Comunidade e pela Universidade. Além disso, há uma proposta para que ele funcione como galeria de arte, sob a tutela do curso de Artes Visuais da Universidade, e como local para oferta de oficinas de arte. “Um espaço cultural que poderá tornar-se uma Casa da Cultura da UEM”, projeta Sheilla.

A mostra é a primeira iniciativa nesse sentido e segundo a professora Kiyomi Hirose, coordenadora do curso de Artes Visuais, a exposição vai continuar no ano que vem, aberta a partir de março. A expectativa é ampliar os horários de visitação e oferecer visitas mediadas às escolas interessadas em levar grupos de alunos. Os agendamentos para 2012 podem ser feitos com a coordenadora do Arte no Meio pelo e-mail artesheilla@yahoo.com.br.

Kiyome comenta que as portas não estarão à venda, mas poderão ser adquiridas pelos interessados por meio de troca com materiais que possam ser utilizados pelos alunos do curso. Tintas, por exemplo, constituem uma boa moeda de troca.

Participam da exposição os seguintes artistas: Aletheia Alves da Silva; Alessadra Mazur, Alison Sarro, Annelise Nani, Antônio de A. Junior, Denilson Marinho, Erica Gandolfo, Jéssica A. L. Viega; Fabiane Kitagawa, Felipe Franco Tomazella, Guilherme Radi Dias, Luana Mendes da Silva, Marcelo Monteiro, Maria Giulia Caramaschi, Marlucia Iasuki, Odille Mazzetto, Pedro Procópio, Rislene Rissi, Roberta Stubs, Sheilla Souza, Tadeu dos Santos, Tania Rossetto Tatiane Marin Moraes e Thereza Aguitoni.

Serviço:
Exposição Porta Aberta
Local: Centro de Excelência – Av. Itororó s/n Bosque II
Visitação: 3, 7, 8, 9, 14 e 16 de dezembro
Horário: das 17 às 19 horas.
Contato: artesheilla@yahoo.com.br.