Com apenas 10 anos de existência, o curso de Agronomia do Campus Regional de Umuarama desfruta de notas máximas na avaliação do Ministério da Educação. Conforme resultados de avaliação de cursos realizada pelo MEC, e publicados no último dia 18 de novembro, a Agronomia da UEM em Umurama obteve a nota máxima (conceito 5) tanto no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) quanto na Avaliação Geral do Curso (CPC).

Para o professor Antonio Nolla, coordenador do curso, este resultado é fruto principalmente do comprometimento dos professores, já que boa parte deles atua exclusivamente para a graduação. Ele assegura também que a participação dos alunos tem sido fundamental. “Todos somos gratos pela dedicação e responsabilidade com que nossos estudantes realizam o curso, pois sem o comprometimento discente não seria possível atingir um bom conceito avaliado a nível nacional pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)”, afirma.

De acordo com Nolla, o curso tem, em sua maioria, professores com título de doutorado. Ele destaca que a área experimental da graduação está dentro do câmpus, dando oportunidade para o estudante vivenciar a prática do curso com mais intensidade. O coordenador afirma que a meta para os próximos anos é manter a excelência do curso, atestada pelo MEC. Para tanto, conforme ele, é preciso aprimorar os laboratórios, ampliar o número de salas de aula e lutar para a contratação de professores efetivos.

Nolla chama a atenção para o fato de que a agronomia de Umuarama foi o único curso da UEM a atingir este patamar, situando-se em segundo lugar no Paraná e entre os 10 melhores do Brasil.