Reitores e governo planejam reposição de professores de IES   Na manhã desta sexta-feira (11), os reitores das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) reuniram-se com os secretários de Administração, Luiz Eduardo Sebastiani, e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto. No encontro foi definido o encaminhamento à Assembleia Legislativa de reajuste de cerca de 30% para os docentes e a definição de um cronograma para a discussão da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnicos.

 

O encontro foi na Secretaria de Administração (Seap), localizada no Palácio Araucária, sede do governo do Estado (foto). O reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho, explicou que havia dois pontos a serem discutidos no que diz respeito à carreira docente. O primeiro era a equiparação do salário do professor auxiliar, de cerca de R$ 1.800,00, com a tabela da carreira inicial do técnico de nível superior, estabelecida em pouco mais de R$ 2.300,00. Foi oferecida a reposição de 31,73% do salário base dos professores, divididos em três parcelas de 9,62%, a serem liberadas em três anos e repercutirá no valor do salário de todos níveis de docentes. O secretário de Administração vai redigir um documento para encaminhar a proposta à Assembleia, que deve aprovar o resultado da negociação. O envio deve ser feito em um prazo de cerca de 10 dias.  

Ainda em relação aos docentes, foi apresentada a proposta de rever os percentuais de incentivo à titulação. No caso dos doutores, subiria de 75% para 100% do salário base. Este item, no entanto, não teve consenso. A Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) continuará a discutir a questão com a Secretaria de Administração e com os reitores.  

Técnicos – O reitor da UEM ainda informou que o secretário da Seti entregou, oficialmente, ao de Administração o projeto de revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos técnicos. O documento foi elaborado por uma comissão formada por representantes da IEES, em seguida, foi entregue e discutido na Seti e, agora, vai ser analisado pela Seap. “Está sendo elaborado um cronograma de análise, antes do documento ser concluído e encaminhado à Assembleia Legislativa”, conclui Prates Filho.