A notícia da aprovação da emenda de bancada orçamentária dos deputados federais do estado, para o Plano Plurianual do governo federal, destinando R$ 600 milhões para as universidades do Estado, animou o reitor da Universidade Estadual de Maringá, Júlio Santiago Prates Filho. Para ele, a aprovação já é um passo importante e a viabilização desses recursos irá garantir a evolução e melhoria do ensino superior do Paraná.

O reitor da UEM considera a atitude dos deputados uma prova da preocupação dos parlamentares com o avanço do sistema de ensino superior público do Estado. Ontem (8), Prates Filho acompanhou o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, e os demais reitores das universidades estaduais do Paraná num encontro, no Congresso Nacional, com os deputados da bancada federal do Paraná. O objetivo foi justamente pleitear aos deputados a inclusão de uma emenda, no Plano Plurianual do governo federal, visando o repasse de recursos financeiros para as universidades públicas estaduais do Paraná.

Os reitores e o secretários ainda reforçaram o pedido de inclusão, no orçamento da União para 2012, a título de emenda parlamentar, da liberação de R$ 60 milhões para investimento no ensino superior público estadual e de R$ 40 milhões para ajudar os hospitais universitários.

Também ontem os reitores, o secretário da Seti e os deputados da bancada paranaense foram ao Ministério da Educação solicitar ao MEC a liberação, ainda neste ano, dos recursos financeiros da emenda parlamentar de R$ 15 milhões destinada aos cursos de graduação das instituições (veja foto).

Apresentada pela bancada federal paranaense, em 2010, ao orçamento da União para este ano, a emenda, aprovada, aguarda apenas a autorização do governo federal para ter a verba repassada para as sete universidades públicas paranaenses. A UEM receberá pouco mais de R$ 2 milhões.

Com o dinheiro, os reitores querem elevar a qualidade dos cursos de graduação, investindo na compra de equipamentos e no incremento dos laboratórios. A perspectiva de apoio financeiro do governo federal no custeio das universidades do Paraná permitirá maiores investimentos nas instituições, incrementando o sistema estadual de ensino.