Na última terça-feira (1), o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Santiago Prates Filho, recebeu o professor Valter Augusto Della Rosa, coordenador do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio às Pessoas com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae). Durante o encontro, foram apresentados os materiais de orientação sobre acessibilidade, produzidos pelo Programa.

Um dos impressos publicados auxilia os docentes a lidar com os acadêmicos com necessidades educativas especiais e está sendo distribuído a todos os professores da UEM. O livreto explica qual acadêmico é considerado com necessidades educacionais especiais (Anee), condição que pode ser permanente ou temporária. A partir disso, a orientação continua com a dinâmica de ensino em sala de aula e avaliações e trabalhos, finalizando com aspectos específicos para deficiências visual, física e auditiva.

O Propae é um programa multidisciplinar, da UEM, criado em 1994, que desenvolve projetos voltados para políticas de apoio, inclusão, diagnóstico, acessibilidade e educação a portadores de necessidades especiais (PNEs). Em suas instalações, o Propae dispõe de equipamentos, materiais de informática e profissionais que garantem, aos acadêmicos regularmente matriculados na Instituição, o acompanhamento das atividades didático-pedagógicas nos seus respectivos cursos; além de atender a comunidade externa.

Do ponto de vista acadêmico, Della Rosa explicou que, desde 1997, o vestibular da Universidade dispõe de adaptações pedagógicas para que os portadores de necessidades especiais tenham condições de igualdade na concorrência por uma vaga. O professor informou que, no último vestibular de inverno, foram aprovados três alunos com necessidades especiais.

Além disso, as instalações físicas da UEM estão sendo remodeladas para melhor receber esse público. As obras incluem desde rampas, elevadores e guias rebaixadas até mobiliários e banheiros especiais.

Em conjunto com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, o Propae também oferece minicursos para capacitar os servidores técnico-administrativos a melhor atenderem os PNEs. Segundo o coordenador do Programa, já foram 15 turmas, em todos os câmpus da Universidade, que instruíram mais de 300 profissionais.

Os materiais apresentados ao reitor essa semana foram produzidos com recursos do Ministério da Educação e da própria Universidade.

Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-4448.