O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio Santiago Prates Filho, passou a tarde desta segunda-feira (31) no gabinete do vice-governador Flávio Arns, em Curitiba. Entre os resultados da audiência está a garantia da assinatura de um convênio entre a UEM e a Secretaria Estadual de Educação (Seed), que vai possibilitar a continuidade da oferta das primeiras séries do ensino fundamental no Colégio de Aplicação Pedagógica da Universidade (CAP).   


 

Segundo Prates Filho, apesar do governo federal ter municipalizado a oferta das primeiras séries do ensino fundamental, a prefeitura não vai assumir os salários dos professores, o que inviabiliza a oferta de turmas no CAP. “Esse problema será resolvido com a assinatura deste convênio: o governo irá financiar a contratação de professores do Colégio, garantindo a fixação dos professores e dos técnicos necessários ao pleno desenvolvimento das atividades do CAP, que vão do ensino fundamental ao médio”, explicou.   Prates Filho, que estava acompanhado da pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, entregou uma minuta do convênio a Flávio Arns. O documento foi enviado imediatamente aos técnicos responsáveis, para que a parceria seja viabilizada para o ano letivo de 2012.   

Pessoal – Além desta questão, o reitor solicitou ao vice-governador a agilização de alguns processos que estão em andamento, como a suplementação de custeio 2011, que precisa da liberação da Secretaria de Planejamento, e a revisão do Orçamento de 2012 para a UEM.   Na audiência, também foi solicitada a contratação de professores e técnicos para os cursos de graduação, com vistas à complementação do quadro da Universidade, e a autorização para o preenchimento definitivo de 141 vagas no Hospital Universitário, que hoje estão ocupadas por profissionais com contratos temporários.

Por fim, Prates Filho pediu ao vice-governador que acompanhasse de perto o processo de readequação das carreiras docente e técnica das universidades estaduais, cujos projetos precisam ser encaminhados para a aprovação na Assembléia Legislativa.