O Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou, nesta segunda-feira (31), os locais onde os 22.893 inscritos realizarão as provas  A consulta pode ser feita pelo site http://www.pas.uem.br/

As provas do PAS serão aplicadas no próximo dia 20 (domingo), em 16 cidades do Paraná, a partir das 13h50.

Segundo informou a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), entre os inscritos, 12.194 (53,3%) irão disputar a primeira etapa, ou seja, são alunos da primeira série do ensino médio. Para a segunda e terceira etapas inscreveram-se, respectivamente, 7.073 (30,9%) e 3.628 candidatos (15,8%).

Do total de candidatos, mais de 60% são do sexo feminino (14.112). Cerca de 22% residem em Maringá (5.014), outros 37% são do Noroeste do Paraná e 20,2% de outras regiões do estado (8.472 e 4.635, respectivamente). 3.655 inscritos residem no estado de São Paulo, o que corresponde a 16%.

Mais de 50% dos candidatos estão realizando o ensino médio em escola particular e 55% escolheram o PAS por ser uma outra possibilidade de acesso ao ensino superior. Esses dados são baseados no questionário socioeconômico que os candidatos responderam no ato da inscrição.

O programa

O PAS teve início há três anos, sendo destinado, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio, públicas ou privadas e ampliando as possibilidades de acesso aos cursos de graduação da UEM. O ingresso nos cursos de graduação no Processo se dá por meio de provas, aplicadas no final das séries do ensino médio em que o candidato se encontra matriculado. A classificação só ocorre no final da terceira prova de cada edição do PAS. São destinadas 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo PAS. Lembrando que nesta edição será selecionada a primeira turma pelo sistema.