A vulnerabilidade ambiental é um dos temas debatidos em dois eventos na Universidade Estadual de Maringá, que começaram nesta segunda-feira, dia 24. O 2º Encontro Estadual de Geografia e Ensino e a 20ª Semana de Geografia da UEM, que prosseguem até sexta-feira, dia 27, têm como tema central a Articulação dos Estudos da Natureza e da Sociedade na Ciência Geográfica: por uma perspectiva integrada. Outros destaques são o novo código florestal; a reforma agrária no governo Dilma Rousseff; cidade e cidadania, entre outros. Para isso foram convidados debatedores de renome diversas instituições brasileiras.

Durante a solenidade de abertura, a professora Adélia de Souza Haracenko, coordenadora do evento, lembrou que, em sua época de estudante, imaginava se um dia conheceria algum pesquisador de destaque, sonho que estava se concretizando nesse dia, com a presença do professor Ruy Moreira, da Universidade Federal Fluminense. Ele é considerado um dos expoentes da chamada geografia crítica e foi convidado para proferir a palestra inicial.

A coordenadora do curso de Geografia da UEM, Elza Yasuko Passini, e a chefe do Departamento de Geografia, Deise Elias Queiroz, agradeceram as pessoas que trabalharam para que os eventos fossem realizados e os participantes. Queiroz ainda destacou a importância dos eventos para a Universidade, para o ensino e a pesquisa.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani, comentou sobre os dados da pesquisa no Brasil. Citou que o País passou da 23ª posição para a 13ª colocação atual em termos de publicação. Ressaltou que quanto mais um país investe em educação e pesquisa, mais o nível de vida aumenta. Lembrou, porém, que não se deve perder de vista a busca da melhoria da qualidade de vida da população.

Durante a cerimônia, foram homenageados dois professores do DGE que se aposentaram neste ano: Sergio Luiz Thomaz e Maria Teresa de Nóbrega. Para consultar a programação completa acesse www.dge.uem.br/semageo. Informações também pelo fone (44) 3011-4290.